sexta-feira, 30 de outubro de 2015
HÉRNIA DE DISCO
A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. O acometimento é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
Manter o corpo alinhado é uma forma de prevenir hérnias. Sempre que mantemos uma postura inadequada sobrecarregamos nossa coluna, fazendo com que os discos intervertebrais sofram cargas anormais. É essa pressão a responsável pelo rompimento do disco, que vai ocasionar a hérnia.
Um dos sintomas mais comuns da hérnia de disco é o formigamento, com ou sem dor, na região da coluna. As dores serão mais comuns nos membros superiores, quando a hérnia for na cervical, e nos membros inferiores, se a hérnia for na lombar. Além de fraqueza muscular nos membros, os pacientes com hérnia de disco também podem apresentar diminuição de sensibilidade da região afetada. Também pode haver alteração da temperatura do membro (que ficará quente ou frio), sensação de cansaço e dificuldade para calçar o sapato (devido à fraqueza dos dedos do pé, principalmente o dedão).
Outro tipo de hérnia é a torácica, muito ais rara. O sintoma mais marcante é a dor compressiva na região do tórax, também chamada de dor em faixa.
O excesso de peso e fazer atividades que demandem grande esforço físico são fatores que podem desencadear problemas nas costas, entre elas a hérnia de disco. Movimentos de repetição no trabalho consequentemente, levam à hérnia. Não há nenhum estudo científico que relacione diretamente o uso de salto ao aparecimento de hérnias. Porém, ao calçar um sapato de salto muito alto, há um aumento da curvatura natural da coluna lombar, gerando a hiperlordose. "Assim, poderá ocorrer maior fadiga da musculatura, além de dores na lombar. E, se houver predisposição, pode ocorrer uma hérnia".
O desgaste pelo tempo é a principal causa de uma hérnia de disco, mas forçar os músculos das costas para levantar peso excessivo pode ser um desencadeador deste problema. Mais raramente, um acidente pode também levar ao surgimento de uma hérnia de disco.
O controle do peso, dentro do IMC saudável, pode prevenir que a coluna sofra com as sobrecargas.
Os exercícios físicos dedicados à coluna devem sempre ser orientados por fisioterapeutas ou educadores físicos. Exercícios realizados sem qualquer tipo de orientação podem causar lesões geradas pela associação de posturas erradas, levantamento de pesos e sobrecarga sobre músculos e articulações. Os exercícios são os principais aliados. É importante estabilizar a musculatura do abdômen e coluna, através de exercícios de fortalecimento e alongamento. Os músculos de trás das pernas também precisam de alongamento para proteger a coluna.
Sempre que sentir dor, o ideal é procurar ajuda médica para o correto diagnóstico e , em seguida, iniciar o tratamento fisioterapêutico, caso seja necessário.
"As dores não podem ser banalizadas ou deixadas de lado, mas sim investigadas e tratadas. A dor é um sinal de que algo está errado em determinada região do corpo ou no organismo como um todo".
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário